Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

9901-ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL





A quem se destina: Advogados (as); Estagiários (as) regulares na OAB; Bacharéis em Direito; Estudantes e outras áreas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 19:00 as 21:00 Terça e Quinta Feira
Data de início: 09/04/2024
Data de término: 23/04/2024

Curso Online

 

Conteúdo Programático 

 

Objetivo Geral: Apresentar aos advogados(as) e profissionais do direito, o tema do Direito Eleitoral em nosso país.
 
Objetivos Específicos: Propiciar aos alunos(as), o contato e conhecimento de temas relevantes do Direito Eleitoral, do ponto de vista prático, com ênfase na jurisprudência e nas leis aplicáveis para as eleições de 2024.
 
 
Aula 1: Dia 09.04.2024 
Tema: Inelegibilidade e Registro de Candidaturas
Professor: Dr. Luiz David Costa Faria
 
Aula 2: Dia 11.04.2024 
Tema: Propaganda Eleitoral em Geral
Professora: Dra. Fátima Cristina Pires Miranda
 
Aula 3: Dia 16.04.2024 
Tema: Condutas Vedadas nas Campanhas Eleitorais
Professor: Dr. Alexandre Luís Mendonça Rollo
 
Aula 04: Dia 18.04.2024 
Tema: Prestação de Contas Eleitoral - Arrecadação e Gastos em Campanha Eleitoral
Professor: Dr. Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa
 
Aula 05: Dia 23.04.2024 
Tema: Ações Eleitorais
Professora: Dra. Gabriela Araújo
 
MINICURRÍCULO PROFESSORES
 
Dr. Alexandre Luis Mendonça Rollo
 Advogado especialista em Direito Eleitoral, Conselheiro Estadual da OABSP (2013/2024), Coordenador do Núcleo de Direito Eleitoral da ESASP, Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais (PUCSP), Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral do Damásio, Professor da EJEP/TRESP.
 
Dr. Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa
Advogado, formado pela PUC SP, palestrante, com atuação profissional no Direito, Eleitoral , Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Professor da Oficina Municipal / Fundação Konrard Adenauer, nos Cursos de Cidadania e Formação Política, Professor convidado no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da Damásio Educacional, Professor convidado da Escola do Parlamento de Itapevi/SP, Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP. Membro da Comissão de Compliance da OAB/SP,
Consultor Jurídico na área do Direito Eleitoral, Partidário e Político, Sócio do Escritório Melo Rosa e Sousa Advogados Associados.
 
Dra. Fátima Cristina Pires Miranda
Pós-Graduada em Processo Civil pelo Centro de Estudos Universitários – CEU/SP Pós-Graduada em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP Graduação pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP Atuação em Entidades Foi Secretária-Geral por dois mandatos e atualmente é
Membro Efetivo da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB/SP. Secretária-Geral da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).Membro do Instituto de Direito Político e Eleitoral (IDPE). Foi  Assessora Jurídica-Chefe da Secretaria de Comunicação
e Informação Social da Prefeitura do Município de São Paulo. Relatora Presidente da Sexta Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP.
 
Dr. Luiz David Costa Faria
Advogado e Cientista Político, especialista em Direito Eleitoral e Partidário, Administrativo e Municipal. Pós Graduado em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela EJEP - TRE-SP e Processo Tributário pela PUC-SP. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP.
 
Dra. Gabriela Araújo 
 Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela PUC/SP, com especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais pela Universidade de Pisa (Itália). Professora vinculada ao Departamento de Direito Público da graduação na Faculdade de Direito da PUC-SP. Editora Adjunta da Revista da Faculdade de Direito da PUC-SP, “Direitos Democráticos e Estado Moderno”. Associada efetiva do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Membro associada do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e da Associação Brasileira de Mulheres
das Carreiras Jurídicas (ABMCJ/SP). É coordenadora do Grupo Prerrogativas, Diretora de Comunicação do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, além de integrar a a CAOESTE (Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral) e a Asociación Americana de Juristas (AAJ), organização não governamental com representação permanente perante a ONU, na qual coordena o Observatório Eleitoral Internacional da Rama Brasil. Autora de diversos artigos publicados em livros e revistas acadêmicas, escreveu o livro “Mulheres na Política Brasileira: Desafios Rumo à Democracia Paritária Participativa”, publicado em 2022 pela Arraes Editores. Advogada com atuação reconhecida na área de
Direito Público, notadamente Direito Constitucional,Direito Eleitoral e Direitos Humanos. Sócia-fundadora do escritório Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas.
 
 
 

Valor do
investimento

R$145,00

Opções de Pagamento

Pagamento Presencial

À vista R$145,00

ANUIDADE DE VOLTA

Pague usando créditos da Anuidade de Volta

Na condição de pagamento presencial, o pagamento deverá ser feito por depósito ou transferência bancária. Banco:Santander Conta corrente: 13002270-3 Agência 0307 ou PIX CHAVE: CNPJ:43.419.613/0331-84 Ordem dos Advogados do Brasil. É necessário o envio do comprovante de depósito ou transferência , pelo email: pindamonhangaba@esa.oabsp.org.br ou Whatsapp (12)98852-1450, para identificação do pagamento e baixa no sistema.

Selecione um núcleo



Para mais informações:
PINDAMONHANGABA
Coordenador Regional: MARITZA FRANKLIN MENDES DE ANDRADE - 11ª REGIÃO
Presidente: ANTONIO AZIZ BOULOS
Coordenador do Núcleo: LILIANA CORRÊA LEITE
Endereço: RUA DOUTOR ALFREDO VALENTINI, 152  - Centro -Pindamonhangaba (SP) - CEP: 12400-360
Telefone: (12) 3642-4255 / (12) 3642-4234
Email: pindamonhangaba@oabsp.org.br


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

RUA DOUTOR ALFREDO VALENTINI, 152 - Pindamonhangaba - SP  -  (12) 3642-4255 / (12) 3642-4234  -   pindamonhangaba@esa.oabsp.org.br


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL